A Hyundai fez história. Um Hyundai Santa Fe 2.2 CRDi, praticamente standard, tornou-se no primeiro veículo de passageiros a ser conduzido pelo continente Antártico, desde Union Camp a McMurdoe de volta a Union Camp.A Hyundai fez história. Um Hyundai Santa Fe 2.2 CRDi, praticamente standard, tornou-se no primeiro veículo de passageiros a ser conduzido pelo continente Antártico, desde Union Camp a McMurdoe de volta a Union Camp.
O Santa Fe foi conduzido por Patrick Bergel, bisneto do legendário, explorador polar, Ernest Shackleton, numa travessia ao continente mais frio do planeta, durante 30 dias, por 5.800km sobre gelo. Para além de percorrer grandes distâncias a temperaturas até menos 28 graus Celsius, o Santa Fe teve ainda que abrir novos caminhos sobre coberturas de gelo que nunca haviam sido percorridos por um veículo com rodas.
Patrick Bergel afirmou: “Foi uma jornada incrível e foi um prazer conduzir o Santa Fe. Por vezes pareceu que estávamos a navegar pela neve em vez de conduzir. Foi uma verdadeira expedição com o objetivo de conseguir o que ninguém tinha feito até então. Tudo se baseou em resistência e não na velocidade – viajamos em média a 27km/h – e o sucesso residiu na forma como nós e o Santa Fe lidamos com isso.”
Segundo Gisli Jónsson, um dos condutores com mais experiência na Antártida: “Esta foi a primeira vez que a travessia integral foi alguma vez tentada, muito menos com ida e volta. Muita gente pensou que nunca seríamos capazes, mas quando regressamos não queriam acreditar que tínhamos de facto conseguido!”
A Hyundai fez um pequeno filme da expedição, visite https://goo.gl/QVyswY para conhecer esta jornada épica. Saiba mais em www.shackletonsreturn.hyundai.com